WorldCat Identities

Guimarães, Francisco Silveira

Overview
Works: 25 works in 25 publications in 2 languages and 31 library holdings
Genres: Academic theses 
Roles: Thesis advisor, Author, Other
Publication Timeline
.
Most widely held works by Francisco Silveira Guimarães
Repeated social defeat-induced neuroinflammation, anxiety-like behavior and resistance to fear extinction were attenuated by the cannabinoid receptor agonist WIN55,212-2 by Sabrina Francesca Lisboa( )

1 edition published in 2018 in English and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

Effects of Cannabidiol on Diabetes Outcomes and Chronic Cerebral Hypoperfusion Comorbidities in Middle-Aged Rats by Amanda Nunes Santiago( )

1 edition published in 2018 in English and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

Cannabidiol and Cannabinoid Compounds as Potential Strategies for Treating Parkinson's Disease and l-DOPA-Induced Dyskinesia by Nilson Carlos Ferreira Junior( )

1 edition published in 2019 in English and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

Counteraction by Nitric Oxide Synthase Inhibitor of Neurochemical Alterations of Dopaminergic System in 6-OHDA-Lesioned Rats Under l-DOPA Treatment by Elaine Del-Bel( )

1 edition published in 2013 in English and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

Effects of nitric oxide-related compounds in the acute ketamine animal model of schizophrenia by Ludmyla Kandratavicius( )

1 edition published in 2015 in English and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

Differential Expression of c-fos mRNA and Fos Protein in the Rat Brain After Restraint Stress or Pentylenetetrazol-Induced Seizures by Elaine Aparecida Del Bel( )

1 edition published in 1998 in English and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

Efeitos do tratamento com fluxetina ou desipramina sobre a expressão da proteína Fos associada ao estresse de imobilização no cérebro de ratos by Cilene Lino de Oliveira( Book )

1 edition published in 2000 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

(Continuação) O tratamento crônico com a FLX ou com a DMI aumentou a IRF em sub-regiões do núcleo intersticial da estria terminal (BST), da área septal lateral (LS) em animais imobilizados e não imobilizados e na substância cinzenta periaquedutal (PAG) em animais imobilizados. Estes dados sugerem que a estimulação de neurônios do BST, da LS e da PAC pode mediar o efeito das drogas antidepressivas sobre as consequências comportamentais do estresse
Memorial by Francisco Silveira Guimaraẽs( Book )

1 edition published in 2006 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Papel da colecistocinina na modulação da ansiedade experimental mediada pela substância cinzenta periaquedutal dorsal by Cristina Ferreira Netto( Book )

1 edition published in 2002 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Evidências experimentais têm mostrado a participação da colecistocinina (CCK) na modulação dos distúrbios de ansiedade. Diversas formas moleculares de CCK têm sido identificadas no cérebro, contudo há predomínio do fragmento C-terminal de colecistocinina em sua forma sulfatada (CCK-8S), a qual interage com a mesma afinidade com dois tipos de receptores, CCKA e CCKB. Em humanos, a administração sistêmica de CCK-4, o qual atua seletivamente em receptores CCKB, pode induzir ataques de pânico em voluntários sadios e em pacientes que sofrem do distúrbio do pânico. Tem sido demonstrado que em toda a extensão da substância cinzenta periaquedutal (SCP), encontram-se fibras e terminais imunorreativos ao CCK, assim como receptores CCKB, principalmente na coluna dorsolateral (SCPD). Assim, a SCPD pode ser um dos sítios de ação de agonistas e antagonistas de receptores de CCK na modulação da ansiedade. O objetivo geral do presente trabalho foi o de investigar o papel do sistema colecistocinérgico na SCPD, na modulação da ansiedade. Para isto, administramos agonistas e antagonistas de receptores CCK na SCPD de ratos e os submetemos ao labirinto em cruz elevado (LCE), um modelo animal de ansiedade. O CCK-8S, mas não o CCK-8 não sulfatado, causou diminuição significativa na porcentagem de tempo gasto nos braços abertos do LCE, sugerindo um efeito ansiogênico desse composto. Este efeito foi bloqueado pelo antagonista seletivo de receptores CCKB, mas nã
Efeitos da injeção no hopotálamo medial de ratos de drogas que interferem na neurotransmissão mediada por GABA ou glutamato na ansiedade experimental by Marcelo César Jardim( Book )

1 edition published in 2004 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

O hipotálamo medial (HM) tem sido classicamente envolvido na modulação dos comportamentos de defesa de mamíferos, destacando-se os núcleos dorsomedial (HDM) e ventromedial (HVMdm) do hipotálamo, neste último, especificamente sua parte dorsomedial. Os objetivos deste trabalho foram: I - investigar os efeitos da administração de antagonistas dos receptores de glutamato administrados no HDM de ratos submetidos aos testes de Vogel, do labirinto em cruz elevado (LCE), de catalepsia e do Rota-rod; II - Investigar os efeitos da administração de midazolam (MDZ), um agonista dos receptores benzodiazepínicos (BZDs) ou de ácido-2-amino-7- fosfonoheptanóico (AP7), um antagonista do glutamato, no HVMdm de ratos submetidos aos testes do LCE ou de Vogel. Dez minutos após a injeção das drogas ou de seus respectivos veículos, no HDM ou no HVMdm, os ratos foram submetidos aos testes comportamentais. Os resultados mostraram que, no HDM: A - O AP7 não promoveu diferenças significativas no número de lambidas punidas no teste de Vogel; B - O ácido- 7-cloro-quinurênico (70) diminuiu a exploração dos braços abertos (% de entradas 'F IND. 2,23' = 4,79; p <0,05 e % de tempo 'F IND. 2,23' = 4,12; P <0,05) e a distância total percorrida ('F IND. 2,23' = 10,44; P <0,05) no LCE; C - O 2,3-dioxi-6-nitro-l,2,3,4-tetrahidrobenzo[f]quinoxalina-sulfonamida (NBQX) diminuiu a exploração dos braços fechados ('F IND. 3,42' = 2,07; p = 0,1) e a distância total percorrida ('F IND
Efeito do antagonista glutamatérgico AP7 (ácido 2-amino-7-fosfonoheptanóico) microinjetado em diferentes colunas da substância cinzenta periaquedutal em dois modelos de ansiedade by Moriana Ludmilla Molchanov Garcia( Book )

1 edition published in 1999 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Escalas de avaliacao na ansiedade experimental by Francisco Silveira Guimaraẽs( )

1 edition published in 1989 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Efeito da administração de drogas que atuam em receptores benzodiazepínicos ou de glutamato no núcleo dorsomedial do hipotálamo de ratos submetidos ao labirinto em cruz elevado by Marcelo César Jardim( Book )

1 edition published in 2000 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

O núcleo dorsomedial do hipotálamo (NDMH) tem sido sugerido como importante estrutura na integração das reações de defesa dos animais frente a estímulos reais ou potenciais de ameaça a sobrevivência. Os objetivos deste trabalho foram: I -investigar os efeitos da administração de um agonista benzodiazepínico (BZD), o midazolam (MDZ) administrado no NDMH de ratos machos, wistar, submetidos ao teste do labirinto em cruz elevado (LCE); II - investigar o efeito da administração deácido 2-amino-7fosfonoheptanóico (AP-7) um antagonista competitivo dos receptores Nmetil-D-aspartato (NMDA) de aminoácidos excitatórios, em ratos submetidos ao teste do LCE. Os animais foram injetados intracerebralmente com salina ou MDZ (30 ou60 nmoles) e 10 minutos depois foram submetidos ao teste do LCE sendo o número de entradas e o tempo gasto em cada braço (aberto ou fechado) registrados por 5 minutos. Os resultados mostraram um efeito ansiolítico dose dependente nos animaistratados com MDZ (ANOVA seguida de Duncan, p <0,05). Em outro experimento os animais receberam uma injeção de veículo (V) (NaCI 0,9 % + 2 % de Tween 80) ou de um antagonista BZD, o flumazenil (F) (60 nmoles / 0,3 NL) a cinco minutos depois, receberam uma nova injeção de salina (S) (NaCI 0,9 %) ou MDZ (60 nmoles / 0,3 NL). Passados 10 minutos os animais foram submetidos ao mesmo teste. O efeito ansiolítico repetiu-se com os animais tratados com V + MDZ. O F antagonizou este efeito aos animais tratad
Modelos experimentais de doencas mentais by Francisco Silveira Guimaraẽs( )

1 edition published in 1993 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Modelos experimentais sao reconstrucoes da natureza com o objetivo de permitir o estudo de um dado fen"meno. Embora amplamente utilizados na pesquisa biomedica, seu uso na psiquiatria, particularmente o dos modelos animais de psicopatologia, e dificultado pelas caracteristicas peculiares dos disturbios mentais. No presente artigo, sao discutidos criterios de validacao desses modelos, suas limitacoes e propostas recentes de novas interpretacoes. Finalmente, a importancia da existencia dos modelos experimentais para o estudo da neurobiologia dos disturbios mentais e o desenvolvimento de novas terapias e destacada (AU)
Receptores metabotrópicos de glutamato na substância cinzenta periaquedutal dorsolateral : papel nas reações comportamentais de defesa by Moriana Ludmilla Molchanov Garcia( Book )

1 edition published in 2003 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

A coluna dorsolateral da substância cinzenta periaquedutal (SCPDL) é uma das principais regiões cerebrais envolvidas no controle do medo e a ansiedade. O papel dos receptores metabotrópicos de glutamato (mGluR) da SCPDL na modulação dos comportamentos defensivos ainda não foi bem estudado. Os mGluR se dividem em três grupos: Grupo I (subtipos mGlu1 e 5); Grupo II (subtipos mGlu2 e 3); e Grupo III (subtipos mGlu4, 6, 7 e 8). A injeção do agonista não-seletivo de mGluR, o ácido trans-(ł)-1-Amino-l,3-ciclopentanedicarboxílico (t-ACPD) na SCPDL promove reações de fuga. Os objetivos deste projeto foram: caracterizar os subtipos de mGluR envolvidos na fuga promovida pelo t-ACPD, estudando possíveis interações com receptores ionotrópicos de glutamato (iGluR) e com a liberação de glutamato; verificar o envolvimento de mGluR no controle da ansiedade experimental; e estudar através de técnicas de imunohistoquímica para proteína c-Fos e de histoquímica para NADPH-diaforase, o padrão de ativação neural promovido pela injeção de t-ACPD na SCPDL. Nossos resultados sugerem que os mGluR do Grupo I (1 e 5) e Grupo III teriam um papel predominantemente pró-aversivo na SCPDL promovendo fuga nos animais, mas que também poderiam modular negativamente as reações defensivas em condições basais. Por outro lado, os mGluR do Grupo III não parecem ter um papel importante na ansiedade de ratos no labirinto. Os experimentos com drogas que agem nos mGluR do Grupo
Efeito da lesão dos neurônios serotonérgicos do núcleo mediano da rafe no comportamento de ratos estressados submetidos ao teste do labirinto em cruz elevado by Sueli Mendonça Netto( Book )

1 edition published in 2000 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Têm sido sugerido que os neurônios serotonérgicos (5-HT) localizados no núcleo mediano da rafe (NMp) podem ter um papel no desenvolvimento de tolerãncia comportamental ao estresse. O objetivo do presente trabalho foi investigar se a lesãoneuroquimica do NMR, ou a administração de anestêsico local nessa regiáo, poderia mudar as respostas comportamentais de ratos Wistar machos submetidos ao teste do labirinto em cruz elevado (LCE), apôs estresse por imobilização aguda ou crônica. No primeiro experimento os ratos foram submetidos à um (agudo) ou sete (crônico) episódios diários de imobilização (2 h) e testados no LCp, 4 h depois. Os resultados mostraram que a imobilização aguda causou uma significativa diminuição nonúmero de entradas nos braços abertos do LCp, quando comparados com animais não imobilizados. Esse efeito desapareceu quando os anïmais foram submetidos ao estresse crônico. Nos próximos experimentos, os animais receberam, uma semana antes dosestudos comportamentais, injeção de 5,7-dihidroxitriptamína intra-NMR (gg/gl). Nenhuma diferença entre os grupos lesado a falsamente lesado, na exploração do LCp foi encontrada nos animals não estressados ou naqueles que foram submetidos àimobilização aguda. Os animais lesados e cronicamente imobilizados, no entanto, mostraram uma significativa diminuição do número de entradas e tempo de permanência dos braços abertos do LCE, sugerindo uma falha no comportamento adaptativo aoestres
Escalas analogicas visuais na avaliacao de estados subjetivos by Francisco Silveira Guimaraẽs( )

1 edition published in 1998 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Entre os diversos instrumentos existentes para a avaliacao de estados subjetivos encontram-se as assim denominadas escalas "analogicas". De forma geral, elas sao escalas de auto-avaliacao na qual a pessoa deve assinalar seu estado subjetivo em uma linha reta continua que supostamente representa toda a gama daquela situacao. Comparadas com as escalas de natureza "discreta", mais empregadas, apresentariam vantagens em relacao a sensibilidade de discriminacao de sensacoes, facilidade de preenchimento e maior possibilidade de uso de estatistica parametrica no tratamento dos dados. Ha varios anos nosso grupo vem empregando um desses instrumentos, a escala analogica de humor (EAH), proposta originalmente por Norris, para o estudo dos efeitos de drogas sobre a ansiedade induzida experimentalmente em voluntarios. Apresentaremos dados que: 1.mostram a importancia das instrucoes e do treinamento previo no preenchimento da escala para o seu correto uso; 2.atraves de analise fatorial das respostas de 90 voluntarios a escala ... (AU)
Papel de receptores de glutamato de tipo NMDA localizados na formação hipocampal, no desenvolvimento das consequências comportamentais do estresse de imobilização by Cláudia Maria Padovan Fernandes( Book )

1 edition published in 1998 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Participação do óxido nítrico na elaboração de respostas aversivas pelo colículo inferior e pela matéria cinzenta periaquedutal dorsalateral de ratos by Fabrício de Araújo Moreira( Book )

1 edition published in 2002 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

O óxido nítrico (NO) é um neurotransmissor gasoso, sintetizado após a ativação receptores NMDA para glutamato. A enzima de síntese do NO (sintase do óxido nítrico, NOS), está presente em estruturas do sistema nervoso central responsáveis pela elaboração de respostas a eventos aversivos, como Matéria Cinzenta Periaquedutal Dorsolateral (MCPDL) e Colículo Inferior (CI). A estimulação elétrica ou química destas estruturas, em ratos, desencadeia comportamentos de natureza aversiva (reações de fuga). É possível que o NO participe da elaboração destes comportamentos pela MCPDL, uma vez que injeções locais de inibidores de NOS resultam em efeito ansiolítico no modelo do labirinto em cruz elevado (LCE), enquanto a de doadores de NO (SIN-1 ou DEA/NO) resulta em respostas aversivas de fuga. O objetivo deste trabalho foi o estudo da participação do NO em eventos aversivos desencadeados a partir do CI ou da MCPDL. Injeção de doador de NO (SIN-1, 300 nmol), no núcleo central (mas não no córtex dorsal) do CI de ratos Wistar machos, resultou em reação de fuga caracterizada por aumento de distância percorrida, saltos e galopes em ratos submetidos ao modelo do campo aberto. Este efeito foi parcialmente inibido pelo pré-tratamento (10 min) com inibidor da guanilato ciclase (azul de metileno, 100 nmol), e impedido por pré-tratamento (10 min) com antagonista de receptores NMDA (AP7, 2 nmol). O pré-tratamento com AP7 também impediu os efeitos do SIN-
Possível envolvimento do óxido nítrico na modulação das respostas a eventos aversivos by Rúbia Maria Monteiro W. de Oliveira( Book )

1 edition published in 2001 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

(Continuação) Finalmente, um número aumentado de neurônios nNOS positivos foram observados no subcampo CAI da formação hipocampal de cérebros de pacientes deprimidos e bipolares. Em conclusão, os presentes resultados sugerem a participação do NO na modulação das respostas defensivas bem como um possível envolvimento na resposta ao estresse
 
moreShow More Titles
fewerShow Fewer Titles
Audience Level
0
Audience Level
1
  Kids General Special  
Audience level: 0.91 (from 0.82 for Efeito da ... to 0.99 for Modelos ex ...)

Alternative Names
Francisco Silveira Guimarães brasilianischer Biomediziner

Silveira Guimarães, Francisco

Languages