WorldCat Identities

Dantes, Maria Amélia M.

Overview
Works: 27 works in 31 publications in 2 languages and 58 library holdings
Genres: Conference papers and proceedings  History 
Roles: Thesis advisor, Editor, Originator
Classifications: F2523.5.F8, 303.48281044
Publication Timeline
.
Most widely held works by Maria Amélia M Dantes
Espaços da ciência no Brasil : 1800-1930( Book )

4 editions published in 2001 in Portuguese and held by 16 WorldCat member libraries worldwide

Arnaldo Vieira de Carvalho e a história da medicina paulista (1867-1920)( Book )

2 editions published in 2012 in Portuguese and held by 12 WorldCat member libraries worldwide

Images réciproques du Brésil et de la France : actes du colloque organisé dans le cadre du projet France-Brésil by Solange Parvaux( )

1 edition published in 2018 in French and held by 3 WorldCat member libraries worldwide

Ciência e produção agrícola : a imperial estação agronômica de Campinas 1887-1897 by Reginaldo Alberto Meloni( Book )

1 edition published in 1999 in Portuguese and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

Construindo uma instituição : Escola Paulista de Medicina (1933-1956) by Márcia Regina Barros da Silva( Book )

1 edition published in 1998 in Portuguese and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

A ciencia nas relacoes Brasil-Franca (1850-1950) by Amélia Império Hamburger( Book )

1 edition published in 1996 in Portuguese and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

Mudanca das luzes : leo szilard, o cientismo e a utopia da ordem social racional by José Augusto Dias Júnior( Book )

1 edition published in 1997 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

A "contabilidade da higiene" : representações da mortalidade no discurso médico demográfico - São Paulo (1903-1915) by Geraldo José Alves( Book )

1 edition published in 2000 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

A partir dos dados da estatística demógrafo-sanitária sobre as causas de morte e do estabelecimento dos perfis de mortalidade vigentes na população no decorrer do período de 1903 a 1915, será questionada a própria produção destes dados enquantodiscurso médico e sanitário que cria representações que circulam nos meios científicos, expandindo-se e interagindo com outros discursos presentes na sociedade. A principal fonte analisada são os Anuários Demográficos produzidos pela Seção deEstatística Demógrafo-Sanitária do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo. Para tanto, são buscadas as referências na Classificação Internacional de Doenças e Causas de Óbito que fornecem os quadros para enquadramento das doenças. A morte, enquanto fenômeno social quantificado estatisticamente, é abordada através dos comentários do médico-demógrafo sobre os dados expostos nos Anuários que visam seu controle sanitário através do conhecimento científico de suas causas, detectadaspelos métodos pasteurianos, fonte da pretendida segurança dos diagnósticos. Por fim, o clima, marca uma outra modalidade de representação do meio natural tropical como fundamento causal freqüente para a mortalidade, sendo pontuada atransformação de sua configuração negativa para uma perspectiva otimista que embasa as possibilidade de transformação do meio natural nacional por meio da intensificação das práticas higiênicas
Beau temps, météores à la fin de la période : une histoire de la météorologie à la moitié du XIXe siècle, à travers les oeuvres de Emmanuel Liais by Christina H Barboza( Book )

1 edition published in 2002 in French and held by 1 WorldCat member library worldwide

"L'objectif de cette thèse à été de soulever, de présenter et d'analyser les études météorologiques réalisées par Emmanuel Liais (1826-1900)..."
Plantas medicinais : memória e história da constituição de sua comunidade científica no Brasil (pesquisa, indústria e inovação) by Tania Maria Dias Fernandes( Book )

1 edition published in 2001 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Este estudo volta-se para a análise do processo de constituição da comunidade científica que desenvolve pesquisas em torno de temas relacionados às plantas, que apresentam possibilidades terapêuticas, intituladas plantas medicinais. As práticas científicas, relativas a esta comunidade, constituem-se por um conjunto complexo que incorpora várias etapas da geração do conhecimento, desde a coleta e a identificação da planta, o reconhecimento, isolamento e identificação de substâncias úteis para a saúde, envolvendo também atividades de ensino, coordenação de equipe, gestão institucional e negociação política. Os profissionais (cientistas/ professores), que compõem esta comunidade, constituem vários grupos, localizados em centros de pesquisa e universidades, com formação diferenciada - biólogos, botânicos, farmacêuticos, químicos, médicos e agrônomos - e práticas articuladas desenvolvendo uma ciência multidisciplinar. Nosso principal interesse é o de perceber as estratégias estabelecidas para a constituição dos grupos que compõem a área em estudo, considerando como período delimitador, os últimos anos da década de 1960 e o final dos anos de 2000. As entrevistas gravadas, com os principais expoentes da área, foram cruciais para a definição das principais questões que envolvem o processo em análise, ao lado de amplo leque documental
A contribuição das ciências naturais para o consórcio da ciência e da arte em Euclides da Cunha by José Carlos Barreto de Santana( Book )

1 edition published in 1998 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Evolucionismo e Ciência no Brasil : Museus, pesquisadores e publicações 1870-1915 by Regina Cândida Ellero Gualtieri( Book )

1 edition published in 2001 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Por volta de 1870, diferentes idéias evolucionistas faziam parte do repertório conceitual de intelectuais no Brasil onde, como em muitos outros países, a publicação do livro A Origem das Espécies de Charles Darwin constituiu um marco decisivo no que concerne ao conceito de evolução natural, com um amplo espectro de reflexos na vida social, política e científica. A intenção do presente trabalho foi identificar a presença dessas idéias especificamente nas práticas científicas de algumas importantes instituições de pesquisa brasileiras. O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o Museu Paulista, em São Paulo, e o Museu Paraense, em Belém do Pará, estavam entre as principais instituições onde se realizavam pesquisas científicas naquela época. Esses três museus de História Natural foram investigados, por meio da análise de suas documentações, dentre elas, especialmente as publicações científicas de seus principais pesquisadores, para verificar em que medida o ideário evolucionista desempenhou papel efetivo em suas atividades no período abrangido entre 1870 e 1915. Cada uma dessas instituições teve uma trajetória característica, mas todas desenvolveram programas de trabalho fundamentados em idéias evolucionistas e, assim, tiveram, em comum, a direta influência dessas idéias na organização de suas áreas de atuação, na forma de expor suas coleções, na escolha de muitos temas de investigação e na intepretação dos resultados. Essas i
Meio ambiente, saneamento e engenharia no período do império a primeira república Fábio Hostílio de Moraes Rego e a comissão federal de saneamento da baixada fluminense by Simone Fadel( Book )

1 edition published in 2006 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

A presente pesquisa tem por foco a intervenção da técnica e da ciência na transformação de determinado ambiente. Para tanto foi escolhida para objeto de análise a atuação da Comissão Federal de Saneamento da Baixada Fluminense. Formada exclusivamente por engenheiros, a Comissão, possibilitou o estudo desta categoria profissional num campo ainda pouco abordado pela literatura: a relação entre os engenheiros e o saneamento em regiões rurais. A trajetória profissional do Engenheiro Fábio Hostílio de Moraes Rego, engenheiro responsável pela Comissão, é apresentada no propósito de evidenciar o contexto técnico e científico que justificou as escolhas de intervenção realizadas durante o período de atuação da CFSBF. Além de destacar características peculiares à carreira de um politécnico, são buscados na história profissional de Moraes Rego, elementos que fundamentassem sua nomeação para o cargo de chefia da Comissão.Assim, procedeu-se a um estudo acerca da atuação dos engenheiros no saneamento de áreas rurais durante o período da Primeira República, com os seguintes objetivos: analisar o processo de formação e instauração da CFSBF, bem como seus trabalhos realizados (1910-1916); contribuir para a historiografia da região da Baixada Fluminense, considerando a história ambiental da região; e finalmente, contribuir para a historiografia da engenharia no Bras
Os positivistas brasileiros e as ciencias no final do seculo XIX by Maria Amélia M Dantes( )

1 edition published in 1996 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Estuda a difusao do positivismo no Brasil e sua integracao, pelos brasileiros do seculo XIX, a pratica cientifica. Utiliza as teses das escolas profissionais de medicina e engenharia, analisando esse material a partir de referenciais metodologicos novos e procurando nao perder de vista o contexto historico em que os positivistas brasileiros atuaram.(AU)
Tempo bom, meteoros no fim do período : uma história da meteorologia em meados do século XIX através das obras de Emmanuel Liais by Christina H Barboza( Book )

1 edition published in 2002 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Durante as décadas de 1850 e 1860, a meteorologia atravessou um período de intensas transformações. Do ponto de vista institucional, foram criadas redes meteorológicas cobrindo os territóios de diversos países europeus e de boa parte dos Estados Unidos. Do ponto de vista epistemológico, foram sendo apagados os últimos vestígios de uma tradição que remontava a Aristóteles, e que se caracterizava pela descrição de fenômenos meteorológicos concebidos como irregulares e imprevisíveis - os chamados "meteoros". Em seu lugar, impôs-se então o estudo do "tempo", cujo comportamento era por definição regular e portanto pasível de tradução em linguagem matemática. O objetivo desta tese foi levantar, apresentar e analisar os estudos meteorológicos realizados por Emmanuel Liais (1826-1900), sábio francês que trabalhou no Observatório de Paris e posteriormente veio a ser diretor do Imperial Observatório do Rio de Janeiro. No início da carreira científica, ainda como meteorologista amador, Liais redigiu diversos trabalhos contendo descrições de "meteoros" tipicamente aristotélicos, mas também alguns estudos que procuravam aplicar na meteorologia o mesmo tratamento matemático utilizado em áreas científicas já cosolidadas. Depois, como funcionário do Observatório de Paris, ele desenvolveu um estudo onde defendia em bases científicas a idéia de que com o auxílio de uma rede meteorológica interligada pelo telégrafo e centralizada nesta instit
O mundo transformado em laboratório : ensino médico e produção de conhecimento em São Paulo de 1891 a 1933 by Márcia Regina Barros da Silva( Book )

1 edition published in 2004 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Este trabalho analisa as mudanças que ocorreram em São Paulo, entre o final do século XIX e início do século XX, e que permitem compreender como nesse período o ensino de medicina passou a fazer parte das relações entre saúde e sociedade. Foram examinadas as propostas de ensino surgidas entre os anos de 1891, quando da primeira lei que previu a instalação de uma escola médica no estado, e 1933, ano de criação da segunda faculdade de medicina paulista. Nesse período ocorriam diversas transformações nas relações médico científicas e na maneira de organizar o universo médico paulista, que também foram discutidas no trabalho. Criaram-se novas instituições como o Serviço Sanitário de São Paulo, as primeiras revistas médicas e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Além disso outras instituições existentes passavam por modificações, como o hospital da Santa Casa de Misericórdia e seus serviços. Estabelecida em 1912, a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo estava em sintonia com aquelas transformações. Após a primeira turma de formados pela Faculdade em 1918 o universo médico se ampliou, com a criação de novas revistas e a consolidação da medicina experimental como uma forma hegemônica de produção de conhecimento e de trabalho médico. Minha intenção foi a de discutir como os processos de configuração do Estado, da nação e da república brasileira, na virada do século XIX, estavam intimamente relacionados co
Entre ciencia e diplomacia: a organizacao da influencia cientifica francesa na America Latina, 1900-1940 by Patrick Petitjean( )

1 edition published in 1996 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Mostra como o essencial das relacoes cientificas entre a Franca e a America Latina passou pelo Groupement des Universites et Grandes Ecoles de France pour les Relations avec l'Amerique Latine, ou foi iniciado por ele. Se esse quadro se verificou muito limitado nos anos 20, na Argentina, e nos anos 30, no Brasil e no Mexico, permitiu, ainda assim, o desenvolvimento de ligacoes entre cientistas em varias disciplinas (matematicas, biologia, medicina etc.).(AU)
Um museu científico na história de São Paulo : o Museu do Ipiranga by Ana Maria de Alencar Alves( Book )

1 edition published in 1998 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

O papel dos engenheiros e matemáticos na história do ensino de física no Pará (1931-1970) by Ruy Guilherme Castro de Almeida( Book )

1 edition published in 2006 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Este trabalho de pesquisa analisa o processo de difusão da Física, através do ensino em três instituições de ensino superior no Estado do Pará: A Escola de Engenharia, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e o Núcleo de Física e Matemática da Universidade do Pará, no período compreendido entre a criação da Escola, em 1931 até a implantação efetiva da Reforma Universitária, em 1970. Foram examinados os contextos históricos e políticos que motivaram a criação das instituições, a formação dos professores, os Programas de Ensino das disciplinas de Física que foram ministradas nos cursos de graduação daquelas unidades acadêmicas, os discursos de seus dirigentes, os depoimentos de antigos professores e alunos, os recursos e as metodologias que foram utilizadas no processo do ensino. Meu propósito foi mostrar como ocorreu a transição, no ensino da Física, dos engenheiros da Escola de Engenharia para os matemáticos da Faculdade de Filosofia e destes para os físicos, que se congregaram no Núcleo de Física e Matemática. Inicialmente tentei mostrar as mudanças dos temas de Física que se processaram nas disciplinas ministradas, comparando os propósitos a que se destinavam. Ora servindo como base conceitual para os engenheiros, ora servindo como fundamento para a inserção dos matemáticos no magistério e ora servindo para a consolidação da profissionalização dos físicos. Destaquei também as idas e vindas dos engenheiros e mate
A sociedade de medicina e cirurgia de São Paulo - 1895-1913 by Luiz Antonio Teixeira( Book )

1 edition published in 2001 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Este estudo trata da trajetória da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo no período que se estende de sua fundação ao ano de 1913. Observamos o contexto de sua criação, dando ênfase ao fato de não existir uma faculdade de medicina no Estado; traçamos uma periodização para o período estudado, levando em conta seus trabalhos, numero de sócios e outros aspectos que revelam sua maior ou menor vitalidade institucional; apresentamos suas principais iniciativas e discussões científicas; e nos voltamos mais detidamente para as controvérsias científicas que foram travadas em seus plenário. Nosso principal objetivo consiste em resgatar a importância da Sociedade no desenvolvimento do campo médico paulista no período estudado, além disso, procuramos discutir sua relação com algumas instâncias da sociedade paulistana, em particular com o Serviço Sanitário de São Paulo
 
moreShow More Titles
fewerShow Fewer Titles
Audience Level
0
Audience Level
1
  Kids General Special  
Audience level: 0.85 (from 0.81 for Ciência e ... to 0.99 for Arnaldo Vi ...)

Alternative Names
Dantes Maria Amélia Mascarenhas

Mascarenhas Dantes, Maria Amélia.

Languages